quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Tratamento da Obesidade.



A ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) proibiu a venda de remédios derivados de anfetamina para tratar a obesidade mas não foi o suficiente para coibir seu uso incorreto.
Drogas indicadas para o tratamento de depressão, epilepsia e diabetes têm sido usadas para inibir o apetite e tratar a obesidade. Apesar de não aprovados para esse tratamento esses medicamentos (topiramato, liraglutida, bupropiona e metformina) propiciam a perda de peso. Quem não consegue emagrecer com sibutramina ou orlistate acaba cainda nessa "armadilha".
Estudos estão em andamento para verificar a segurança do uso dessas substâncias para o tratamento da obesidade mas ainda não há nada concluído.
O topiramato, por exemplo, pode causar lentidão cognitiva, esquecimento de palavras, malformação fetal entre outros.
Segundo vários profissionais da área médica é preciso avaliar a questão risco benefício. Não é aceitável ministrar drogas mais "pesadas" para pacientes que precisam perder 3 ou 4 quilos.
A FDA (agência norte-americana que regulamenta fármacos e alimentos) autorizou a venda de dois novos remédios classificados como "moderadores de apetite". São eles a lorcaserina (Belviq) da farmacêutica Arena e o Qysimia da farmacêutica Vivus. Elas são indicadas  para adultos obesos com um índice de massa corporal (IMC) maior que 27 associado a uma comorbidade como hipertensão, diabete do tipo 2, síndrome metabólica ou colesterol elevado.

Fonte: jornal "O Estado de São Paulo"
Imagem: reprodução online.

Nenhum comentário:

Postar um comentário