terça-feira, 21 de agosto de 2012

Obesidade Infantil



Esse é um problema que vem crescendo na maioria dos países.

Um artigo publicado na revista “Frontiers in Endocrinology” aborda o tema questionando a possível relação entre obesidade infantil e a puberdade antecipada, ocasionando a diminuição da fertilidade, principalmente entre as meninas.

Segundo a Oregon State University sabe-se hoje que a puberdade precoce está relacionada com o aumento de taxas de depressão e ansiedade nas meninas, comportamento delinquente, tabagismo, experiências sexuais precoces entre ambos os sexos além de aumentar o risco do câncer do sistema reprodutivo e síndrome metabólica.

Durante muito tempo o homem experimentou a dificuldade na obtenção de alimentos. Felizmente, na fase atual, esse não é um problema tão sério. Pesquisadores alertam sobre a possibilidade de síndromes metabólicas causadas pela obesidade afetarem a capacidade reprodutiva, é o que comenta Patrick Chappell, professor-assistente de medicina veterinária na Oregon State University, dos EUA. "Os dois extremos desse espectro - anorexia ou obesidade - podem ser associados a problemas de reprodução", afirmou.

Durante milênios os mamíferos fizeram ajustes para reduzir a fertilidade durante períodos de fome. Agora estudiosos revelam que o excesso de alimentação também pode coibir a fertilidade além de provocar doenças reprodutivas.

A Kisspeptina é um neuro-hormônio necessário para a reprodução, suas secreções normais podem ser prejudicadas por sinais endócrinos provenientes da gordura. O ciclo biológico diário (ritmo circadiano) também pode sofrer influências da alimentação afetando o sono, e outros ciclos da vida.

Chappell informa ainda que estão sendo realizados estudos sobre os efeitos desse problema sobre os pâncreas, fígado e outras glândulas.

Fonte: Site Olhar Direto.
Imagem: Reprodução online.

Nenhum comentário:

Postar um comentário